Portal da Cidade Pouso Alegre

CACHAÇA

Cadeia produtiva e consumidores comemoram o Dia Nacional da Cachaça 

Produção do destilado símbolo do Brasil é economicamente representativa em Pouso Alegre

Publicado em 13/09/2023 às 17:05

A cachaça é uma bebida com uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade brasileira (Foto: Diego Vargas - Ag/MG)

É comemorado em 13 de setembro, o Dia Nacional da Cachaça. A data é celebrada por toda a cadeia produtiva da bebida e por consumidores. E foi escolhida por ser, nesse dia, em que oficialmente foi liberada para fabricação e venda no Brasil, no ano de 1661. Até essa data o destilado era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa, que não permitia o seu comércio e fabricação, pois o objetivo era substituir a bebida pela bagaceira, uma aguardente típica de Portugal. 

A cachaça é uma bebida com uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade brasileira. Trata-se de uma das bebidas destiladas de maior consumo a nível mundial.  

A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009.

A BEBIDA EM MINAS

Minas Gerais é um dos grandes produtores de cachaças do país. E o Sul de Minas possui várias marcas premiadas em concursos nacionais e que chegam a outros países como a bebida genuinamente brasileira. 

Conforme dados do Anuário da Cachaça 2021, publicado pelo Ministério da Agricultura em 2022, a cada três municípios que produzem a bebida no país, um é mineiro. O estado é o principal produtor nacional de cachaça de alambique, com mais de 350 cachaçarias e cerca de 2,2 mil marcas.  

A cidade brasileira com o maior número de estabelecimentos produtores é Salinas, no Norte de Minas, somando 16. Já Córrego Fundo, na região Sudoeste do estado, ostenta o título de maior densidade cachaceira municipal no Brasil, com 643 habitantes para cada empreendimento de cachaça.  

De janeiro a julho de 2023, as exportações da cachaça de Minas somaram receita de US$ 1,2 milhão e 221 toneladas embarcadas, o que representa um crescimento de 5,5% no valor e 12,9% no volume, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Os principais compradores do destilado mineiro no intervalo foram Uruguai, Itália e Estados Unidos. 

Em Pouso Alegre a produção é economicamente representativa, o município possui vários alambiques de porte, tradição e destaque no cenário nacional.

Fonte:

Deixe seu comentário