Portal da Cidade Pouso Alegre

ESTRADAS RURAIS

Pouso Alegre investe em estradas para escoamento da produção rural

Chega a quase 135 mil toneladas a produção agrícola do município

Publicado em 16/11/2021 às 10:41
Atualizado em

Produção de milho, morango e batata tem destaque nacional (Foto: Ascom/CMPA)

Conhecida por ser uma cidade industrial, Pouso Alegre se destaca também na produção agrícola. O município tem resultados significativos com a cultura de vários produtos, que têm sido diretamente beneficiados pela pavimentação de estradas da zona rural.


Até o momento dezenas de quilômetros de vias rurais em comunidades como São José do Pantano, Maçaranduba, Ferreiras, Algodão, Anhumas, Inhumas, Cervo e Farias já foram pavimentados. Uma nova realidade que tem mudado a vida do produtor rural. “Com certeza tem o antes e o depois. Hoje a facilidade é muito grande”, diz o produtor de morangos Braz Pereira. “Escoar a produção hoje sem dúvida é mais fácil. Hoje você coloca a mercadoria dentro dum carro e onde você vai entregar você chega mais rápido, com mais qualidade, porque o morango é sensível, né”, acrescenta.

De acordo com dados da Emater/MG, no biênio 2020/2021 Pouso Alegre tem número significativos, por exemplo, na produção de Batata (14 mil toneladas), Milho (95 mil toneladas) e Morango, com 12,5 mil toneladas. 

Todo esse volume já é escoado de maneira mais eficiente, contribuindo com o desenvolvimento da agricultura no município. “Hoje, nada mais que o produtor quer é ir e vir em estradas em boas condições. Pra gente, pra escoar as nossas lavouras, melhorou muito, 100%. Acho que foi um trabalho muito bem feito”, destaca o presidente da Cooperativa de Morangueiros de Pouso Alegre, Valter Faria.


EFEITOS NO CEMA


Os efeitos também podem ser sentidos na Central Municipal de Abastecimento (CEMA). O local recebe um total de 23,5 milhões de toneladas de produtos de 40 cidades da região e eles têm chegado com mais regularidade e qualidade. “Veículo quebrava, não chegava por causa da chuva. Então agora a melhoria nas estradas rurais foi muito importante pro desenvolvimento aqui do Ceasa”, ressalta Henrique de Oliveira, diretor de abastecimento do CEMA.


E a economia rural deve ter novos ganhos em Pouso Alegre. Nesta semana teve início a pavimentação da estrada do Cervo e estão previstas ainda obras nas vias de mais sete localidades, beneficiando também outras cidades da região, como Cachoeira de Minas, Silvianópolis e Borda da Mata, municípios próximos que podem se utilizar das estradas pavimentados.


“Eu, como homem do campo, fico feliz ao ver esses números expressivos da produção rural de nossa cidade. Pouso Alegre tem um potencial muito grande e isso tem sido notado e valorizado nos últimos anos. Isso nos dá ainda mais certeza de que os investimentos feitos na zona rural foram acertados e certamente seguiremos apoiando o produtor para que o município seja cada vez mais forte também no setor agrícola”, pontua o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões.


Confira a relação de estradas atendidas em Pouso Alegre:

ESTRADAS PAVIMENTADAS

São José do Pantano - 14 km

Maçaranduba - 7 km

Ferreiras e Algodão - 4,5 km

Anhumas - 2 km

Farias - 1 km

São Fernando - 500 m

Cervo - 1 km

Desvio da Balança do Cervo - 1,5 km

Imbuia - 500 m


ESTRADAS A SEREM PAVIMENTADAS

Cajuru - 300 m 

Cristal - 5 km

Afonsos/ Cabritas - 2,3 km

Vila Alvorada - 3 km

Pantano São José x Pantano dos Rosas - 4 km

Pantano São José x Sertãozinho - 3 km

Fonte:

Deixe seu comentário