Portal da Cidade Pouso Alegre

REPOSIÇÃO HORMONAL

A evolução dos implantes hormonais

Processo de colocação é indolor, feito em dose personalizada

Publicado em 18/08/2021 às 10:59
Atualizado em

Dr. André Rios, médico especializado em Medicina do Esporte e Exercício (Foto: Redação)

Uma revolução na forma de reposição hormonal, os implantes permitem o tratamento através de hormônios isomoleculares (bioidênticos). O processo de colocação é indolor, feito no consultório em dose personalizada de acordo com a necessidade de cada paciente.

Os hormônios normalmente administrados são: gestrinona, a testosterona, a progesterona, o estradiol, entre outros. Atualmente, dispomos de dois tipos de implantes hormonais, que são os tradicionais (inabsorvíveis) e os absorvíveis (pellets). 

Na forma de tubo de silicone, os implantes tradicionais são implantados de forma subcutânea. Eles possuem a duração de 1 ano. Devido ao seu material, esse tipo de implante precisa ser retirado. 

Também implantados subcutaneamente, o material dos pellets possui uma duração de aproximadamente 6 meses, podendo variar em cada paciente, e seu grande benefício é ser totalmente absorvido pelo organismo.

Para as mulheres, os benefícios da reposição hormonal já tão conhecidos na menopausa como tratamento dos fogachos, prevenção de osteoporose, diminuição do risco de doenças degenerativas e cardiovasculares, ganha este novo aliado, além de também ser indicado como uma opção de tratamento para doenças como endometriose, adenomiose, miomas, TPM, ou até como método contraceptivo. 

Nos homens pode ser recomendado para o tratamento de disfunções hormonais devido a fatores como idade. O implante de testosterona é a maneira mais segura e saudável para a estabilização dos níveis desse hormônio masculino no organismo, sendo uma das principais opções de tratamento para casos de hipogonadismo, conhecido como andropausa ou deficiência androgênica do envelhecimento masculino.

Benefícios secundários (melhora da libido, perda de gordura, ganho de massa magra e redução da celulite) são notados com o uso dos implantes, por isso foram erroneamente chamados de chip da beleza - ressalta o Dr. André Rios.

Os implantes absorvíveis também apresentam mais eficiência por apresentarem uma liberação lenta do hormônio no organismo, sendo mais fisiológicos ao não promoverem picos e vales. Efeitos colaterais se eventualmente notados, podem ser tratados. 

A dosagem distribuída para cada pellet deve ser regulada, de acordo com as variáveis do perfil do paciente (idade, peso, grau de desequilíbrio hormonal, período de tratamento), para isso é realizada uma avaliação multidisciplinar minuciosa com médico especialista e exames para a melhor indicação do tratamento.

 

Dr. André Rios é especializado em Medicina do Esporte e Exercício

Efeitos

Benefícios secundários (melhora da libido, perda de gordura, ganho de massa magra e redução da celulite) são notados com o uso dos implantes, por isso foram erroneamente chamados de chip da beleza.

Dr. André Rios é especializado em Medicina do Esporte e Exercício


Serviço

Dr. André Rios é especializado em Medicina do Esporte e Exercício, com foco na área de emagrecimento, alta performance, hipertrofia, controle hormonal e implantes hormonais. É diretor clínico do INAR - Instituto Dr. André Rios  

Centro Médico - Rua Salvador dos Santos Nora, 25 - 2º andar, Centro, Pouso Alegre/MG

Whatsapp: (35) 99826-7200


QUAL SUA ESPECIALIDADE?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade/Pouso Alegre, ou fale conosco pelo WhatsApp (35) 99862-4590

Fonte:

Deixe seu comentário