Portal da Cidade Pouso Alegre

TV DIGITAL

Programa social permite acesso da TV digital aos mais carentes

kits de conversão para TV digital são distribuídos gratuitamente e vão possibilitar o acesso ao sinal moderno

Publicado em 10/06/2022 às 09:45
Atualizado em

Poder Público disponibiliza acesso para os kit de TV digital por meio de um programa social (Foto: Portal da Cidade)

Como se cadastrar para receber o kit de TV digital do governo?

O Cadastro Seja Digital permite que brasileiros tenham acesso ao aparelho de forma gratuita.

O sinal de TV digital está presente no país já há algum tempo, mas só nos últimos anos ele passou a se tornar padrão pelas emissoras locais. Mesmo que a maior parte dos aparelhos conte com a tecnologia de receptação digital inclusa, ainda existem inúmeros brasileiros que possuem aparelhos não preparados para isso.

A boa notícia é que o Poder Público disponibiliza acesso para os kits de TV digital por meio de um programa social. O acesso à informação é uma das prioridades de praticamente todos os governos, que buscam manter a população atualizada sobre os assuntos pertinentes à vida cidadã. Por isso, existe o “Kit Seja Digital”.

O que é o Seja Digital para beneficiários do governo?

Primeiramente, entenda que o Seja Digital trata-se de um programa que visa atender beneficiários de programas sociais do governo federal. Ou seja, a pessoa deve receber algum tipo de amparo por meio das políticas afirmativas ou assistenciais. Dentre os benefícios estão:

- Casa Verde Amarela;

- Tarifa Social de Energia Elétrica;

- Auxílio Brasil (novo Bolsa Família);

- Auxílio Gás;

- Aposentados com Carteira de Idoso; entre outros.

Dessa maneira, o programa tem o objetivo de distribuir kits de conversão para TV digital que vão possibilitar o acesso ao sinal moderno mesmo para pessoas que possuem televisores mais antigos.

Como ter direito para participar do programa?

Segundo informações do próprio governo federal, para ter acesso ao Seja Digital, o cidadão deve ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, conhecido pelo nome de CadÚnico.

O cadastro é realizado diretamente no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência da pessoa. A partir dele, será concedido uma série de acessos a benefícios sociais. Para tanto, o brasileiro precisa se enquadrar nos pré-requisitos de aceitação, os quais comprovam situação de baixa renda ou de vulnerabilidade social, por exemplo.

Caso você se enquadre dentro das exigências, basta conferir a disponibilidade do programa de acesso ao sinal de TV digital na sua cidade. O recebimento dos kits para conversão não envolve nenhum custo por parte do morador.

Passo a passo para se cadastrar no Seja Digital

O processo para acessar o programa é o seguinte:

1 - Acesse o site oficial: https://sejadigital.com.br/nossahistoria/;

2 - No canto superior, vá até a opção denominada ‘Nacional’, procure o seu município ou estado em que mora;

3 – Por fim, o próprio site mencionado irá atualizar e mostrar detalhes sobre a abrangência do Seja Digital na sua região de domicílio.

Ao encontrar o seu local de residência na lista, a melhor e mais prática opção para receber o kit gratuito é ligar para o telefone 147, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Todas as informações estão disponíveis por meio da plataforma online: https://sejadigital.com.br.


Fonte:

Deixe seu comentário