Portal da Cidade Pouso Alegre

DOR LOMBAR

Neurocirurgião alerta para surgimento de dores lombares no período de isolamento

A pandemia afeta hábitos do cotidiano e contribui para surgimento dos sintomas

Publicado em 21/04/2021 às 23:01
Atualizado em

Dr. Filipe Gusmão Onofri Guimarães Médico neurocirurgião (Foto: Portal da Cidade)

Uma das queixas mais comuns nos consultórios e serviços de urgência e emergência, a lombalgia, muitas vezes referida como dores nas costas ou dor ciática, e os impactos sobre ela causados pela pandemia por COVID-19, é abordada pelo neurocirurgião pouso-alegrense Dr. Filipe Gusmão Onofri Guimarães.

Segundo ele, a lombalgia descreve um sintoma que pode ser consequência da grande variedade de patologias, com múltiplos mecanismos envolvidos na sua causa.

Filipe Gusmão/Médico/Pouso Alegre

Prevenção

Estilo de vida saudável, com alimentação adequada, controle do peso, atividade física regular e adequada ergonomia são os pilares para o controle dos sintomas.

Filipe Gusmão/Médico/Pouso Alegre

Fatores de risco

Diversos fatores de risco também podem contribuir para o seu aparecimento e evolução. “Posso citar dentre os mais importantes o sedentarismo, obesidade, tabagismo e esforço repetitivo, além claro de fatores genéticos, emocionais e outros”, relata o médico especialista.

Com advento da pandemia pela COVID-19, medidas como a de isolamento social, necessária como uma das estratégias para contenção da disseminação da SARS-CoV-2, afetaram os hábitos do cotidiano e as relações interpessoais dos cidadãos.

O médico revela que a necessidade repentina de execução das funções através do teletrabalho, dificultou uma adaptação adequada, com trabalhadores tendo que improvisar seus novos ambientes de trabalho, com cadeiras e mesas que muitas vezes não proporcionam boa ergonomia.

E mais, destaca o médico: “O exercício físico também foi fortemente prejudicado pelo novo cenário. Sabemos que essa prática possibilita fortalecimento, equilíbrio e controle muscular eficaz, o que proporciona maior estabilidade para coluna, sendo assim de suma importância na prevenção e tratamento das lombalgias”.

Por último, os aspectos emocionais foram diretamente afetados por todo contexto da pandemia, o que ocasiona a soma de questões psicológicas, levando à intensificação dos sintomas, relata o Dr. Filipe.

Como tratar

Conforme sua orientação, para a solução desses problemas o tratamento deve ser individualizado de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Estilo de vida saudável, com alimentação adequada, controle do peso, atividade física regular e adequada ergonomia são os pilares para o controle dos sintomas.

Acompanhamento multidisciplinar com médicos especializados, fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos, entre outros, é essencial não só para tratamento e reabilitação de patologias já existentes, mas também para promoção da saúde, evitando o aparecimento de doenças.


Serviço

Dr. Filipe Gusmão Onofri Guimarães

Médico neurocirurgião, membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

Instagram: @drfilipeneuro


Clínica Civiale

Endereço: Rua José da Costa Paiva, 85 – Pouso Alegre/MG

Tel: (35)3025-4595



Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue  ou fale conosco pelo WhatsApp  (35) 998624590


Fonte:

Deixe seu comentário