Portal da Cidade Pouso Alegre

ACESSIBILIDADE

UNA cria projeto de inclusão e acessibilidade através de cursos de Engenharia

Projetos têm reduzido cada vez mais a exclusão, mas há muito o que fazer

Publicado em 03/09/2021 às 14:38
Atualizado em

Doutora Juliana Cortez – Coordenadora acadêmica da Una Pouso Alegre. (Foto: Portal da Cidade)

A inclusão é definida na maioria dos casos como o ato de incluir e acrescentar coisas ou pessoas em grupos e núcleos nos quais até então não pertenciam. Esta inclusão pode ser escolar, digital e social.

Segundo a professora de história Juliana Bezerra, a inclusão social é um conceito contrário à exclusão social. Ou seja, ele trata das diversas maneiras de incluir os seres humanos que, por algum motivo, estão excluídos da sociedade. Em resumo, a inclusão social é um conjunto de ações e medidas que priorizam a igualdade de direitos. Ela busca oportunidades de acesso para todos com o intuito de acabar com o problema da exclusão social. 

Projetos e Programas de inclusão de diversas instituições pelo mundo têm diminuído cada vez mais o problema da exclusão, mas ainda existe um caminho árduo e longo a ser percorrido.

Dentro desde contexto, a Faculdade Una de Pouso Alegre em parceria com o movimento Acessibilidade em Ação, Prefeitura Municipal e Sinduscon/Sul deu início ao projeto intitulado Inclusão ao Cubo. Esse projeto nasce da vontade de levar alunos e professores de Engenharia a terem um olhar diferenciado e focado em várias vertentes da inclusão social. Ele coloca a Engenharia e a Tecnologia a favor da inclusão e da acessibilidade, mostrando aos alunos que a prática da profissão pode ser usada a favor da qualidade de vida das pessoas da comunidade aos quais estão inseridos. Além da técnica, despertamos o aluno para a responsabilidade social.

Inclusão ao Cubo leva esse nome por ter três Engenharias envolvidas – Civil, Elétrica e Mecânica, e também por contar com três vertentes, sendo elas: capacitação profissional das recuperandas da APAC  (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Pouso Alegre elaboração de kits didáticos de ensino prático da Física para escolas de ensino médio e soluções de baixo custo para melhorar a qualidade de vida de pessoas com limitações físicas (parceria com movimento Acessibilidade em Ação). 

A ideia e a relevância do projeto estão sendo motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica e a sociedade de Pouso Alegre, tendo grande visibilidade nos meios de comunicação. Nesse próximo semestre, o projeto Inclusão ao Cubo terá como foco também a tecnologia assistiva, que é uma tecnologia usada para desenvolver produtos para pessoas com deficiência.


Juliana Cortez – Coordenadora acadêmica da Una Pouso Alegre.

Objetivo

A inclusão social é um conjunto de ações e medidas que priorizam a igualdade de direitos. Ela busca oportunidades de acesso para todos com o intuito de acabar com o problema da exclusão social.

Juliana Cortez – Coordenadora acadêmica da Una Pouso Alegre.




Serviço

Doutora Juliana Cortez possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2009) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2014). Desde 2004, atua na área de Educação, ministrando diversas disciplinas em cursos de Graduação e Pós Graduação. Atualmente desenvolve atividade docente e de coordenação acadêmica na Una Pouso Alegre.

juliana.cortez@una.br

Rua João Basílio, 420 – Centro – Pouso Alegre/MG

Tel: (35)3112-1060



QUAL SUA ESPECIALIDADE?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade/Pouso Alegre, ou fale conosco pelo

WhatsApp (35) 99193-4082

Fonte:

Deixe seu comentário