Portal da Cidade Pouso Alegre

MELHORA DO REBANHO

Produtores rurais comemoram resultados do programa para melhorar rebanho

Cerca de 53 pequenos produtores rurais aderiram ao projeto no município

Publicado em 23/03/2022 às 11:30

Nas pequenas propriedades o rebanho melhorado dá mais lucros ao produtor rural (Foto: Ascom/PMPA)

Produtores rurais de Pouso Alegre que aderiram ao Programa de Melhoramento Genético (PROGEN) criado pela Prefeitura, estão comemorando os resultados de produtividade e qualidade do rebanho bovino em suas propriedades.

O controle da Secretaria Municipal de Agricultura já contabilizou que cerca de 53 pequenos produtores rurais aderiram ao PROGEN e que até o início de fevereiro deste ano, 526 vacas estão aptas para receber a inseminação artificial, em propriedades rurais inscritas no programa.

“O projeto tem caminhado muito bem. Através da inseminação com sêmen de genética superior, as filhas são melhores do que as mães e os produtores aumentam a produção de leite e consequentemente os lucros. Nós sabemos que fazendo tudo no particular fica muito caro e muitos produtores não têm condições de arcar. Mas, com a ajuda da Prefeitura, o custo é muito baixo. O único valor que o produtor paga é dos exames e até nisso ele tem ajuda. Os materiais e profissionais são tudo de respaldo da Prefeitura e não falta nada”, explica o gerente do PROGEN, Antônio Luiz de Almeida.

“Às vezes a gente, que é pequeno produtor, tem dificuldade em começar ou continuar. Aí a Prefeitura com esse projeto tem ajudado demais. Antigamente a gente mexia com gado inferior, mas após a inseminação, já notamos a melhoria no gado que é mais dócil e mais leiteiro. É com esse projeto que conseguimos melhorar nosso rebanho, cuidar melhor dos nossos animais e ainda facilitar o manejo”, destaca a Produtora Rural Elis Simone Costa Fraga.

Ela faz um convite para os produtores. “As pessoas que estão começando a trabalhar com gado ou estão com dificuldades para continuar, podem procurar o projeto que terão ajuda. Para quem quer aumentar o leite, mexer com gado ¾ ou outras raças é excelente. Tem o inseminador que vem aqui qualquer dia e o veterinário também. Ajuda demais”.

COMO PARTICIPAR

Para participar do programa o interessado deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura. “É preciso que o produtor esteja com os documentos pessoais; a Declaração de Apuração e Informação do ICMS, a DAP; o gado precisa ser cadastrado no Instituto Mineiro de Agropecuária, o IMA, e ter o Cartão de Produtor Rural. Após isso, fazemos os exames e iniciamos os trabalhos”, explica o Gerente PROGEN.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (35)3449-4091 / 4092.

Fonte:

Deixe seu comentário