Portal da Cidade Pouso Alegre

MEIO AMBIENTE

Prefeitura alerta sobre animais silvestres no Morro do Cristo

Local de preservação é visitado por turistas e praticantes de cicloturismo

Publicado em 25/02/2022 às 10:55
Atualizado em

A região é destinada à conservação da biodiversidade e possui macrocorredores para circulação de animais silvestres (Foto: Ascom/PMPA)

A Prefeitura alerta frequentadores do morro do Cristo Redentor, ponto turístico da cidade e local usado para o cicloturismo, sobre a presença muito comum de animais silvestres na região, e pede que a população respeite o espaço dos animais. O local fica entre duas Unidades de Conservação de Proteção Integral, o Parque Natural Municipal Prof. Dr. Fernando Afonso Bonillo Fernandes e a Reserva Biológica, que juntos somam cerca de 400 hectares de área protegida.  

A região é destinada à conservação da biodiversidade e possui macrocorredores que permitem a circulação de animais silvestres de pequeno, médio e grande porte entre a Serra do Mar e o Planalto de Poços de Caldas. Tamanduás, lobos, onças-pardas, quatis, serpentes e outros animais, são espécies comuns no local.


Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é preciso lembrar que os animais estão em habitat natural e que nesses casos as recomendações são:

- Não tentar aproximar, espantar ou avançar sobre o animal. Mantenha a calma, deixe o animal seguir caminho, seguindo seu ritmo.

- Não faça movimentos bruscos no caso de se deparar com uma onça-parda. Espere em silêncio.

- Felinos de médio e grande porte são mais ativos ao entardecer. Evite as áreas naturais de ocorrência desses animais nesse horário.

- Ciclistas, motociclistas e veículos automotores devem manter velocidade baixa na estrada que dá acesso ao Cristo para evitar atropelamentos.

Além disso, lembra a Prefeitura, é fundamental destacar que a Lei 9605/98, em seu artigo 29 descreve que “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, é crime previsto com detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Fonte:

Deixe seu comentário