Portal da Cidade Pouso Alegre

PEDALANDO

Passeio de cicloturismo de Pouso Alegre atrai mais de 200 participantes 

Evento marcou a inauguração de toten do Projeto Regional de Cicloturismo Caminhos da Mantiqueira

Publicado em 07/11/2022 às 18:52

Concentração e partida para o passeio ciclístico e a presença do prefeito Cel. Dimas (Foto: PMPA/Divulgação)


O passeio ciclístico realizado em Pouso Alegre no domingo (6), atraiu mais de 200 participantes. O evento marcou a inauguração do toten do Projeto Regional de Cicloturismo “Caminhos da Mantiqueira”. A concentração foi no estacionamento de m supermercado no bairro de Fátima, dali partindo para cumprir o itinerário proposto. 

Os participantes saíram do ponto de concentração rumo à Praça Dom José D’Ângelo Neto (Praça da Rodoviária), onde foi inaugurado o toten. 

O prefeito Coronel Dimas esteve presente, falou sobre as próximas obras e também salientou sobre a intenção de fazer do turismo mais um vetor de desenvolvimento para a cidade. “A intenção é incrementar o lazer e fomentar o turismo aqui de Pouso Alegre com profissionalismo, atendendo a todos. O nosso apoio é incondicional à prática de esportes que visa à saúde dos cidadãos. Atrelamos esse viés ao turismo, beneficiamos a população e promovemos a saúde e a qualidade de vida”, frisou. 

Ricardo Bustamante, gerente de Turismo, explica que a placa faz parte de um projeto regional de cicloturismo “Caminhos da Mantiqueira”, que contempla 16 municípios integrados. “Na placa temos três trilhas internas desses municípios: uma fácil, uma moderada e uma difícil e mais o trecho de um município até o próximo. Esses trechos entre os municípios configuram uma trilha de longo curso, totalizando 541 quilômetros de percurso”, detalhou.

Ele explicou também que na placa tem um QR code em que o usuário é direcionado a um aplicativo onde os interessados terão acesso a 64 trilhas com todos os níveis de dificuldade. “A ideia é que possamos atrair todos os perfis de ciclistas, tanto os iniciantes quanto os mais profissionais que querem se aventurar por terrenos mais complicados”.

Ele explicou também que está disponível um passaporte que pode ser retirado na Lanchonete BSA Prado (na Rodoviária), no Hotel Summit Inn, Hotel Ferraz, Hotel Dias e Museu Tuany Toledo. “A ideia é que os ciclistas carimbem o passaporte de trecho a trecho nos pontos indicados pelos municípios e, no final solicitem ao Circuito, o certificado de conclusão do percurso”, salienta.


Um dos ciclistas voluntários na organização do passeio, Randolfo Guerra Rebello, comenta que esse modelo de evento vem acontecendo em todo Brasil e também no mundo. “É o início de um legado que vai trazer benefícios pra todo mundo, para a cidade e para o esporte”.

A ciclista Letícia Alves Martins, do “Pedal da Amizade”, disse que além de fazer bem para a saúde, o ciclismo é um esporte que traz inúmeros benefícios. “Hoje, por exemplo, a gente está fazendo um evento beneficente. O ingresso é um brinquedo em bom estado. É um evento super legal, divertido que encontramos com os amigos, beneficiamos nossa saúde, movimentando os músculos”.

Fonte:

Deixe seu comentário